DA DA RODA DE LEITURA À EXECUÇÃO DO PROJETO HORTICULTURA/CULINÁRIA
Théo era um menino muito esperto.
Ele vivia correndo de um lado para o outro…
Quando o Théo queria alguma coisa, não queria esperar, se a mamãe demorasse só um pouquinho, ele já começava a chorar… que birra feia ele fazia.
Então sua mamãe contou pra ele este poema:
“A semente apressadinha”
Uma pequena sementinha era muito apressadinha,
Uma flor queria ser, antes mesmo de nascer.
– Vá pra terra pra você ver, que é lá que vai crescer!
– Mas crescer é coisa demoradinha… quero agora, agorinha.
A semente a berrar, chorar tanto e soluçar,
Bateu pé, esperneou, tanto que até descascou.
– Não adianta que não vou, lá pra terra eu não vou.
E de tanto embirrar, o tempo se foi a passar…
Já a sua amiga, outra semente, que esperou obediente,
Foi sem pressa semeada e na terra bem cuidada,
Dia a dia foi regada e sem ficar desesperada,
Cresceu muito e de repente, porque foi bem paciente.
E a semente que não brotou, muito muito triste ficou.
Pois sua amiga sementinha, que não era apressadinha,
Foi bem mais espertinha, o amor de todos tinha.
Ir para a terra então precisou e até paciente se tornou!
A pequenina semente, cresceu muito e lindamente…
E depois de tanto embirrar, comportada foi ficar,
Aprendeu a esperar e uma linda, linda flor, ela enfim foi se tornar.
Aprendeu a ser paciente e ficou muito, muito contente!
Com o objetivo de levar as crianças a entenderem a importância e o cuidado da natureza, estabelecemos relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.
Proporcionamos às crianças, vivências práticas, entendendo ser esta a melhor forma de ensino/aprendizagem:
- Cuidando e preparando a terra: A importância dos insetos, minhocas, abelhas, besouros, etc.
- Plantando: acompanhando… cuidando… esperando… Passo a passo. Fazendo a ligação do desenvolvimento da natureza com o da criança.
- Colhendo: festejando com eles o resultado. Levamos os pequenos a refletir sobre a importância do agricultor e da relação uns com os outros.
- Na culinária: Preparando o alimento que semearam e colheram, desenvolvemos o interesse por hábitos saudáveis e nutritivos.
Através de atividades pedagógicas, (lúdicas e recreativas), criamos um ambiente investigativo, onde os pequenos absorvem plenamente todo o conteúdo aplicado.