Blog Ao Pé da Letra

A semente Apressadinha

DA DA RODA DE LEITURA À EXECUÇÃO DO PROJETO HORTICULTURA/CULINÁRIA

 

 

Théo era um menino muito esperto.

Ele vivia correndo de um lado para o outro…

Quando o Théo queria alguma coisa, não queria esperar, se a mamãe demorasse só um pouquinho, ele já começava a chorar… que birra feia ele fazia.

Então sua mamãe contou pra ele este poema:

 

“A semente apressadinha”

Uma pequena sementinha era muito apressadinha,

Uma flor queria ser, antes mesmo de nascer.

– Vá pra terra pra você ver, que é lá que vai crescer!

– Mas crescer é coisa demoradinha… quero agora, agorinha.

 

A semente a berrar, chorar tanto e soluçar,

Bateu pé, esperneou, tanto que até descascou.

– Não adianta que não vou, lá pra terra eu não vou.

E de tanto embirrar, o tempo se foi a passar…

 

Já a sua amiga, outra semente, que esperou obediente,

Foi sem pressa semeada e na terra bem cuidada,

Dia a dia foi regada e sem ficar desesperada,

Cresceu muito e de repente, porque foi bem paciente.

 

E a semente que não brotou, muito muito triste ficou.

Pois sua amiga sementinha, que não era apressadinha,

Foi bem mais espertinha,  o amor de todos tinha.

Ir para a terra então precisou e até paciente se tornou!

 

A pequenina semente, cresceu muito e  lindamente…

E  depois de tanto embirrar, comportada foi ficar,

Aprendeu a esperar e uma linda, linda flor, ela enfim foi se tornar.

Aprendeu a ser paciente e ficou muito, muito contente!

 

Com o objetivo de levar as crianças a entenderem a importância e o cuidado da natureza, estabelecemos relações entre o meio ambiente e suas formas de vida.

 

Proporcionamos às crianças, vivências práticas, entendendo ser esta a melhor forma de ensino/aprendizagem:

  • Cuidando e preparando a terra: A importância dos insetos, minhocas, abelhas, besouros, etc.
  • Plantando: acompanhando… cuidando… esperando… Passo a passo. Fazendo a ligação do desenvolvimento da natureza com o da criança.

 

  • Colhendo: festejando com eles o resultado. Levamos os pequenos a refletir sobre a importância do agricultor e da relação uns com os outros.

 

  • Na culinária: Preparando o alimento que semearam e colheram, desenvolvemos o interesse por hábitos saudáveis e nutritivos.

 

Através de atividades pedagógicas,  (lúdicas e recreativas), criamos um ambiente investigativo, onde os pequenos absorvem plenamente todo o conteúdo aplicado.